1º Dia – TRÍDUO AOS SANTOS PEDRO E PAULO

Pedro levantou-se e lhes disse: “Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem. Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a seu respeito, dando-lhes o Espírito Santo, da mesma forma que a nós. Nem fez distinção alguma entre nós e eles, purificando pela fé os seus corações.”
(At 15, 7-9)

Mas, quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça, para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu o tornasse conhecido entre os gentios, parti para a Arábia; de lá regressei a Damasco. Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas. (Gal 1, 15-16a. 17b-18a).

Meditação

Dos santos Pedro e Paulo, veio a nós na forma mais credível e venerável a mensagem de Cristo, por meio deles temos muitas páginas inesquecíveis do Novo Testamento, por eles a fé, que não tanto pela posição geográfica, mas pela autoridade que a professa e o caráter unitário que a reveste, se diz romana, não para ser limitada, mas para de modo melhor se qualificar como católica. O amor dos Apóstolos Pedro e Paulo nos ajudará a compreender mais como a fidelidade firme e filial a esta bendita sede romana, não restringe as dimensões universais da Igreja de Cristo, não mortifica a vitalidade e a originalidade das comunidades difundidas no mundo, não impõe supérfluos e pesados vínculos jurídicos; tão bem coloca a base firme e segura do edifício eclesiástico, oferece o ponto honorável e indiscutível de unidade católica, e alimenta a caridade da família cristã (São Paulo VI, Audiência geral, 28 de junho de 1966).

Invocações

Senhor, pedistes por Pedro, para que não esmorecesse a sua fé, confirmai a fé da vossa Igreja.

 Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Após a Ressurreição, aparecestes a Simão Pedro e vos manifestastes a Paulo na estrada de Damasco, iluminai as nossas mentes, para que reconheçamos em Vós o Filho do Deus vivo.

 Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Elegestes Paulo apóstolo par anunciar o Vosso Nome aos gentios, tornai-nos testemunhas e anunciadores do Evangelho.

   Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Perdoastes o apóstolo Pedro que Vos tinha renegado três vezes, perdoai-nos as nossas ofensas.

Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai

Oração

Deus que nos alegrais com a solene celebração dos santos Pedro e Paulo, fazei com que a Vossa Igreja siga sempre o ensinamento dos apóstolos dos quais recebeu o primeiro anuncio da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que sendo Deus convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.