3º Dia – TRÍDUO AOS SANTOS PEDRO E PAULO

 

Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos. (Lc 22, 31-32)

Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição. (2Tm 4, 6-8)

Meditação

A Liturgia une em uma única celebração Pedro, chefe da Igreja e Paolo, apóstolo dos gentios”. Um e outro são o fundamento vivo da Igreja plantada com os seus sacrifícios, com a incessante pregação e, enfim, fecundada com o seu martírio [...]. Quais graças vos renderemos, ó bem aventurados Apóstolos, por tantos cansaços suportados por nós? Me lembro de ti Pedro, e fico maravilhado; me lembro de ti Paulo, e me desfaço em lágrimas. Não sei o que dizer, não sei proferir nenhuma palavra contemplando os vossos sofrimentos. Quantas prisões santificastes! Quantas cadeias honrastes! Quantos tormentos sustentados! Quantas maldições toleradas! Como levastes bem longe Cristo! Come alegrastes as Igrejas com a vossa pregação! (São João Crisóstomo, Sermone, Metafraste 559, 494).

Invocações

Senhor, pedistes por Pedro, para que não esmorecesse a sua fé, confirmai a fé da vossa Igreja.

 Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Após a Ressurreição, aparecestes a Simão Pedro e vos manifestastes a Paulo na estrada de Damasco, iluminai as nossas mentes, para que reconheçamos em Vós o Filho do Deus vivo.

 Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Elegestes Paulo apóstolo par anunciar o Vosso Nome aos gentios, tornai-nos testemunhas e anunciadores do Evangelho.

   Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Perdoastes o apóstolo Pedro que Vos tinha renegado três vezes, perdoai-nos as nossas ofensas.

Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai

Oração

Deus que nos alegrais com a solene celebração dos santos Pedro e Paulo, fazei com que a Vossa Igreja siga sempre o ensinamento dos apóstolos dos quais recebeu o primeiro anuncio da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que sendo Deus convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.