Às portas do Ano Novo, Maria, a Mãe de Deus, nos espera

Na passagem de um ano para o outro, espera-nos Maria, a Mãe de Deus, que nos ajuda a não nos determos apenas no tempo que passa inexoravelmente, mas no tempo que passa como aproximação ao encontro com Aquele que é “ontem, hoje e sempre” (Hb 13,8).

No primeiro dia do novo ano de 2024, a Igreja, através de três simples ensinamentos da liturgia, propõe que entremos no mistério da Mãe de Deus, que ilumina o sentido da vida de cada cristão:

1. Deus abençoa o caminho do seu povo.
2. O Espírito Santo guia o nosso coração para descobrir que Deus é Pai
3. A Mãe de Deus ensina como introduzir a Vida eterna na existência humana.

Na primeira leitura descobrimos que é vontade de Deus renovar o pacto de aliança com o seu povo através da sua bênção: «O Senhor te abençoe e te proteja. Que o Senhor faça resplandecer sobre ti o seu rosto e te conceda a paz” (Nm 6, 24.26). Que maravilha saber que estamos sob o olhar de Deus, no silêncio da nossa oração! Peçamos-lhe que abençoe o novo ano, que nos conceda sermos pacificadores.

Na segunda leitura, o apóstolo Paulo, na carta aos Gálatas (4, 4-7), recorda-nos que já chegou a «plenitude dos tempos», porque em Cristo Jesus Deus se fez homem para doar ao gênero humano a vida divina. Não há agora razão para que o homem continue a ter medo de Deus: quanto mais estivermos em comunhão com Cristo, mais seremos capazes de experimentar a vida eterna. Ele nos dá o mesmo Espírito Santo que clama em nossos corações: Aba, Pai! Não somos escravos, mas filhos, herdeiros de uma felicidade que nunca acaba.

Na perícope evangélica, o evangelista Lucas revela o segredo de Maria, que é a única criatura humana na qual a Graça divina se enraizou a ponto de fazer da sua vida o espaço da morada do Filho de Deus. Deus é descrito na seguinte atitude: “Maria, por sua vez, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19). Coloquemo-nos na escola de Maria, dela poderemos aprender a arte do silêncio orante para guardar em nossos corações as alegrias e as adversidades. Levamos tudo conosco e nada recusamos, esperando que a Providência divina providencie tudo para o nosso crescimento na fé e na santidade.

Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, que nos teus braços sustentas o Criador do mundo e alimentas Aquele que dá o Pão da Vida eterna, tu que acreditaste no amor de Deus, nós te suplicamos: ensina-nos a amar-nos uns aos outros outros como Jesus nos amaram.

Que 2024 seja o tempo no qual o Senhor realize sua obra em nós!

Santo e Feliz Ano Novo.