O Tridente coroa a Piazza del Popolo, um dos lugares mais importantes para a chegada dos peregrinos em Roma. O chamado Tridente é um sistema urbano de três ruas idealizado primeiramente pelo Papa Leão X e depois por Clemente VII para ajudar os peregrinos a se orientarem, ao chegarem, em direção aos principais destinos de sua peregrinação: as principais basílicas de Roma.
Embora as três ruas já existissem na cidade antiga, foram esses dois papas que desejaram sua configuração em forma de leque. Dessa forma, os peregrinos vindos da Porta del Popolo poderiam chegar a três das quatro principais basílicas de Roma sem muita dificuldade. A Via Leonina, hoje Via di Ripetta, os teria direcionado para São Pedro; A Via Clemenza, hoje Via del Babuino – construída por Clemente VII – os levaria até Santa Maria Maior e a atual Via del Corso, antiga Via Lata, levaria até São João de Latrão.
A Piazza del Popolo é, portanto, testemunha silenciosa de inúmeras procissões, celebrações e peregrinações, que moldaram não apenas a vida dos fiéis ao longo dos séculos, mas também a identidade de toda a cidade. Deixamos aqui o testemunho de J. W. Goethe ao chegar em Roma passando por aqui: «Quase não ousei confessar a mim mesmo o meu destino, no caminho estava ainda oprimido pelo medo, e só quando passei por baixo da Porta del Popolo é que tive a certeza de que Roma era minha».