1º dia – Novena da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria

Assunção de Maria Santíssima

Novena de 6 a 14 de Agosto

1º dia

A Virgem Maria, durante a sua peregrinação terrena, levou uma vida cheia de preocupações, angústias e dores; além disso, realizou-se o que o santo e velho Simeão havia predito, porque uma espada muito afiada trespassou o seu coração aos pés da cruz do seu divino Filho, nosso Redentor. Os fiéis, desde a antiguidade, não encontraram dificuldade em admitir que Maria estava morta, tal como o seu Filho Unigênito. Mas isto não os impediu de acreditar e professar abertamente que o seu corpo sagrado não estava sujeito à corrupção do sepulcro e que o augusto tabernáculo do Verbo divino não estava reduzido à decomposição e às cinzas. Com efeito, iluminados pela graça divina e movidos pelo amor Àquela que é a Mãe de Deus e nossa dulcíssima Mãe, contemplaram com luz cada vez mais clara a maravilhosa harmonia dos privilégios que o Deus providente concedeu à alma do nosso Redentor, e que alcançaram um cume tão elevado, que nunca foi alcançado por nenhum ser criado, exceto a natureza humana de Cristo. (cf. Papa Pio XII, Apost. Const. Munificentissimus Deus, 1 de novembro de 1950)

Virgem Santíssima, por aquele imenso júbilo que a alma sentiu ao saber que o curso da vossa vida na terra havia terminado, ajudai-nos a viver de tal maneira que encontremos com alegria a morte.

Ave Maria…

Oremos
Ó Deus, que Vos dignastes escolher o ventre virginal de Maria Santíssima como Vossa casa, concedei-nos, Vos pedimos, que sustentados pelo Vosso auxílio, possamos participar da sua mesma herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.