Assunção de Maria Santíssima
Novena de 6 a 14 de Agosto
7º dia
«Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo» (Lc 1,68)
Quando, na Idade Média, a teologia escolástica atingiu o maior esplendor, s. Alberto Magno, para demonstrar essa verdade, apresenta vários argumentos fundados na Sagrada Escritura, na tradição, na liturgia e em razões teológicas, e conclui: «Por estas e outras muitas razões e autoridades, é evidente que a bem-aventurada Mãe de Deus foi assunta ao céu em corpo e alma sobre os coros dos anjos. E cremos que isto é absolutamente verdadeiro».
São Tomás, seguindo as pisadas do mestre, ainda que nunca trate expressamente do assunto, no entanto sempre que se oferece a ocasião fala dele, e com a Igreja católica afirma que o corpo de Maria juntamente com a alma foi levado ao céu. (cf. Papa Pio XII, Apost. Const. Munificentissimus Deus, 1 de novembro de 1950).
Ó grande Filha do Pai Eterno, Maria, feita por ele Senhora do céu e da terra, dignai-vos exercer o vosso poder também em nosso benefício, derrubando os nossos inimigos e os da Santa Igreja, para que dentro e fora de nós não triunfe nada além da fé em Jesus, vosso Filho.
Ave Maria…
Oremos
Ó Deus, que Vos dignastes escolher o ventre virginal de Maria Santíssima como Vossa casa, concedei-nos, Vos pedimos, que sustentados pelo Vosso auxílio, possamos participar da sua mesma herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.