MDR – XXV Anos de Graça

11 de fevereiro de 2001 – 2026

XXV Aniversário de Fundação das Missionárias da Divina Revelação

Tudo é graça!

No último dia 11 de fevereiro de 2026, com grande alegria e gratidão no coração, celebramos os nossos 25 anos de fundação em um clima de recolhimento, amorosamente acompanhadas pelo nosso Guia Espiritual, o Cardeal Mauro Piacenza. A sua homilia foi uma maravilhosa e lúcida síntese da nossa história e soube expressar aquilo que trazíamos no coração. Transcrevemos alguns dos trechos mais importantes e significativos:

Há um quarto de século, as Missionárias da Divina Revelação iniciaram neste dia (11 de fevereiro), formal e silenciosamente, um caminho como um humildíssimo fio de água que, no início, quase não se percebe e que avança lentamente, serpenteando entre as pedras e a terra, superando os primeiros pedregulhos, às vezes vencendo alguma barreira, outras vezes alguma pedra de tropeço maior, mas seguindo com a constância e a tenacidade do amor até tornar-se um rio subterrâneo.

Nestes 25 anos caminhamos muito, mas não por iniciativa própria; sempre procuramos corresponder àquilo que o Senhor nos colocava diante, superando o temor humano e confiando n’Ele e em Maria Santíssima.
Assim acolhemos o serviço na Basílica de São João de Latrão, em janeiro de 2004; assim nasceu a “Catequese com arte”, em outubro de 2004, que nos levou primeiro a sermos guias oficiais para visitas de arte e fé na Basílica de São Pedro, chamadas em 2007 pelo Cardeal Angelo Comastri, então Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro; depois, em 2009, também guias para visitas de arte e fé aos Museus Vaticanos, chamadas pelo Cardeal Giovanni Lajolo, então Presidente do Governatorato, e posteriormente confirmadas pelo Cardeal Giuseppe Bertello, seu sucessor no cargo.
Sem falar do intenso apostolado nas Paróquias, das numerosas missões populares na Itália e no exterior, da imagem peregrina de Nossa Senhora, do serviço no Santuário da Virgem da Revelação e, por fim, da importante missão recebida por Madre Rebecca, em outubro de 2024, como Diretora da Opera Romana Pellegrinaggi. E o que dizer da grande casa da Providência na Via delle Vigne Nuove, 459? Mas, sobretudo, damos graças por cada irmã que entrou na Comunidade, dom de Maria Santíssima para nós, Missionárias.

Nestes anos também houve muitas dificuldades; algumas pareciam insuperáveis, mas sempre as enfrentamos com espírito de fé e abandono, mesmo sentindo humanamente o peso da situação vivida. De tudo damos glória a Deus! O Cardeal Piacenza, que conhece bem todos os acontecimentos alegres e dolorosos da nossa história, encorajou-nos a te

segurança e absoluta confiança de que jamais, em hipótese alguma, sereis abandonadas por Aquela que vos é Mãe… uma confiança serena deve inspirar-vos e sustentar-vos sempre, a confiança na maternidade de Maria, que vos concede serenidade e paz como pessoas e como Comunidade… um abandono sereno, a segurança e a confiança de um auxílio que jamais faltará. Quando as coisas parecem não ir bem em determinado período, é precisamente então o momento de nos abandonarmos como crianças nos braços da Santa Mãe. Confiança e abandono deverão sustentar-vos sempre; o remédio e o auxílio não apenas estarão sempre presentes, mas serão válidos e eficazes. Considerai que Deus, misericordioso e providente, vos deu infinitamente mais do que poderíeis esperar: deu-vos uma Mãe, deu-vos a Sua Mãe! … Tudo é graça e tudo deve ser contemplado à luz da eternidade; nada acontece por acaso, nem mesmo aquilo que pode parecer uma desventura. Olhai para estes 25 anos e vereis que nada acontece por acaso.

Sim, é verdade: nada acontece por acaso. Mesmo aquilo que humanamente dói coopera para o bem e, no desígnio do Senhor, ajuda a crescer e a amadurecer na fé, na esperança e, sobretudo, na caridade.

Queremos então unir-nos ao Magnificat de Maria e louvar o Senhor por todas as maravilhas que Ele realizou nestes 25 anos e agradecer a todas as pessoas que o Senhor e a Virgem Maria colocaram em nosso caminho ao longo desta história, todas, sem exceção, porque todas, à sua maneira, contribuíram para a construção do nosso edifício, que ainda está em construção, mas cujos fundamentos são sólidos, firmados no sulco traçado pela nossa Fundadora, Madre Prisca: a sã doutrina, a tradição da Igreja de sempre, com constante referência aos pontos qualificadores da fides catholica: a Eucaristia, a Imaculada e o Santo Padre, Vigário de Cristo, na plena obediência à autoridade eclesiástica.

Virgem da Revelação, rogai por nós!