“Todos aqueles que se colocam debaixo do meu verde manto da misericórdia serão por mim protegidos.”
“Senhor, fostes nosso refúgio de geração em geração.” (Salmo 90, 1)
Meditação
Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria “foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão”. O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como “cheia de graça”. Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus (CIC 490) Em Tre Fontane, Maria nos convida a procurar proteção debaixo de seu manto verde, como faz uma criança com a mãe quando se sente insegura. Como crianças então, coloquemo-nos debaixo do manto da Virgem e procuremos a sua proteção, sabendo que nos guardará e defenderá nas dificuldades da vida.
Hoje colocamos todos os nossos caros debaixo da proteção da Virgem Santíssima, lhe pedindo de estender também sobre eles a sua proteção.
Ensinamentos da Igreja
O Rosário é ao mesmo tempo meditação e súplica. A imploração insistente da Mãe de Deus apoia-se na confiança de que a sua materna intercessão tudo pode no coração do Filho. Ela é “onipotente por graça”, como, com expressão audaz a ser bem entendida, dizia o Beato Bártolo Longo na sua Súplica à Virgem. Uma certeza esta que, a partir do Evangelho, foi-se consolidando através da experiência do povo cristão. O grande poeta Dante, na linha de S. Bernardo, interpreta-a estupendamente, quando canta: “Donna, se’ tanto grande e tanto vali, / che qual vuol grazia e a te não ricorre, / sua disianza vuol volar sanz’ali”. (Rosarium Virginis Mariae nº16)
SÚPLICA A VIRGEM DA REVELAÇÃO
Virgem Santíssima da Revelação, que sois na Trindade Divina, dignai-Vos, Vos pedimos, volvei a nós o Vosso olhar misericordioso e benigno.
Ó Maria! Vós que sois a nossa potente advogada junto de Deus, que com essa terra de pecado obtendes graças e milagres para a conversão dos incrédulos e dos pecadores, fazei que tenhamos de Seu Filho Jesus, com a salvação da alma, também a perfeita saúde do corpo e as graças das quais precisamos.
Concedei a Igreja e a seu Pastor, o Pontífice Romano, a alegria de ver a conversão dos pecadores, a propagação do Reino de Deus sobre toda a terra, a unidade dos fiéis em Cristo, a paz das nações, para que possamos mais amar-Vos e servir-Vos nesta vida, e um dia ver-Vos e agradecer-Vos eternamente no Céu. Amém.