A mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma de 2024

Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade.

A mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma de 2024 constitui uma orientação preciosa para continuar no caminho de conversão. Propõe que pensemos no deserto como o lugar onde Deus nos guia para a liberdade. Lugar para aprender a confiar em Deus. Israel durante a sua estadia no Egito desistiu de procurar a terra prometida, nós, atordoados pelo bem-estar e pelo materialismo, esquecemos a promessa da vida eterna.

O Santo Padre destaca que Deus está atento ao clamor do seu povo na escravidão. Ele intervém porque quer redimir os seus filhos do domínio do Faraó! Esta dominação torna-nos sujeitos dependentes da segurança efêmera de um poder que nos privou da dignidade e da liberdade dos nossos filhos.

Uma humanidade desesperada não encontra motivos para escapar da escravidão! Só a oração nos leva à escuta da Palavra de Deus e nos faz entrar na esperança de que Deus é fiel às suas promessas. O Papa Francisco sublinha fortemente que só a esperança pode dar a coragem de pensar que não estamos em agonia, mas que o nascimento de uma vida completamente nova apenas começou. Boa leitura.

A mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma de 2024