4º dia – Novena da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria

Assunção de Maria Santíssima

Novena de 6 a 14 de Agosto

4º dia

«Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém!» (Sof 3, 14)

São João Damasceno, considerando a assunção corporal da gloriosa Mãe de Deus à luz dos seus outros privilégios, exclama com vigorosa eloquência: «Convinha que aquela que no parto manteve ilibada virgindade conservasse o corpo incorrupto mesmo depois da morte. Convinha que aquela que trouxe no seio o Criador encarnado, habitasse entre os divinos tabernáculos. Convinha que morasse no tálamo celestial aquela que o Eterno Pai desposara. Convinha que aquela que viu o seu Filho na cruz, com o coração traspassado por uma espada de dor de que tinha sido imune no parto, contemplasse assentada à direita do Pai. Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que era do Filho, e que fosse venerada por todas as criaturas como Mãe e Serva do mesmo Deus» (cf. Papa Pio XII, Apost. Const. Munificentissimus Deus, 1 de Novembro de 1950).

Convosco nos alegramos, Virgem eleita, pelas honras que os anjos prestaram ao vosso corpo, cantando hinos de louvor e de glória àquela adorável arca em que se encarnou o Verbo Eterno. Ajudai-nos a conservar sempre a pureza e a castidade, para possamos desfrutar da companhia dos anjos no céu.

Ave Maria…

Oremos

Ó Deus, que Vos dignastes escolher o ventre virginal de Maria Santíssima como Vossa casa, concedei-nos, Vos pedimos, que sustentados pelo Vosso auxílio, possamos participar da sua mesma herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.