8º dia – Novena da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria

Assunção de Maria Santíssima

Novena de 6 a 14 de Agosto

8º dia

«Quem é esta que sobe do deserto, cheia de gozo, e apoiada no seu bem-amado?» (Ct 8, 5)

São Boaventura acredita ser absolutamente certo que, assim como Deus preservou Maria santíssima da violação do pudor e da integridade virginal ao conceber e dar à luz o seu Filho, assim não permitiu que o seu corpo se desfizesse em podridão e cinzas. Aplica a santíssima Virgem, em sentido acomodatício, aquelas palavras da Sagrada Escritura: «Quem é esta que sobe do deserto, cheia de gozo, e apoiada no seu amado?» (Ct 8,5), e raciocina desta forma: «Daqui pode concluir-se que ela está ali corporalmente (na glória celeste)… Porque… a sua felicidade não seria plena se ali não estivesse em pessoa; ora a pessoa não é só a alma, mas o composto; logo é claro que está ali segundo o composto, isto é, em corpo e alma; de outro modo não gozaria de felicidade plena» (cf. Papa Pio XII, Const. apost. Munificentissimus Deus, 1 de novembro de 1950).

Ó grande Mãe do Verbo Eterno, por aquela sabedoria celestial com que fostes adornada no triunfo do vosso Divino Filho, implorai para todos os cristãos, e também para todos os hereges e infiéis, a luz para conhecer a verdade do Evangelho e a graça de segui-la.

Ave Maria…

Oremos
Ó Deus, que Vos dignastes escolher o ventre virginal de Maria Santíssima como Vossa casa, concedei-nos, Vos pedimos, que sustentados pelo Vosso auxílio, possamos participar da sua mesma herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.