2º Dia TRÍDUO AOS SANTOS PEDRO E PAULO

 

Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus. (Gv 6, 68-69).

Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo. (1 Cor 15, 9-10)

Meditação

Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel. (At 9, 15). De qual nome se trata? Certamente daquele da Igreja de Cristo do qual Pedro garantiu a construção.
Vejam como Pedro e Paulo são iguais em glória, como a Igreja de Cristo repousa sobre o fundamento dos dois. Eis porque nesse dia a Igreja lhes atribui uma solenidade em comum, por isso hoje celebramos uma festa em honra deles (Gregorio Palamas Homilia 28. PG 151, 355-362).

Invocações

Senhor, pedistes por Pedro, para que não esmorecesse a sua fé, confirmai a fé da vossa Igreja.

 Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Após a Ressurreição, aparecestes a Simão Pedro e vos manifestastes a Paulo na estrada de Damasco, iluminai as nossas mentes, para que reconheçamos em Vós o Filho do Deus vivo.

 Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Elegestes Paulo apóstolo par anunciar o Vosso Nome aos gentios, tornai-nos testemunhas e anunciadores do Evangelho.

   Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Perdoastes o apóstolo Pedro que Vos tinha renegado três vezes, perdoai-nos as nossas ofensas.

Santos Pedro e Paulo, unidos na glória do Céu, rogai por nós.

Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai

Oração

Deus que nos alegrais com a solene celebração dos santos Pedro e Paulo, fazei com que a Vossa Igreja siga sempre o ensinamento dos apóstolos dos quais recebeu o primeiro anuncio da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que sendo Deus convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.